Total de visualizações de página

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Vamos falar um pouco dos Benefícios do Abacaxi

É refrescante e rico em bromelina, ajudando na digestão e no emagrecimento.
Devido à sua coroa, é considerado o rei das frutas, tendo nome científico de Ananas sativus (L) Merril, pertecente à família Bromeliaceae. É originária do Brasil, chamada pelos índios de nana ou seja, fruta excelente. Existem hoje cerca de 150 espécies diferentes de abacaxi. Os espanhóis que estiveram no Brasil, na época do descobrimento, experimentaram o fruto, gostaram do sabor adocicado, colheram o broto e levaram para Espanha e Filipinas, onde a batizaram com o nome pina. O Havaí produz mais de 5 toneladas de abacaxi por ano, além da Austrália, Inglaterra, México, Cuba, Flórida e Índias Ocidentais, onde também se cultivam a fruta.
Você sabia que o abacaxi pérola foi desenvolvido aqui no Brasil ?
O abacaxi contém muitos minerais como o cobre, mineral que pode acabar com as dores, principalmente de cabeça. O Dr James G.Penland, psicólogo do Departamento Norte Americano de Agricultura, após vários estudos com homens e mulheres com dores de cabeça, constatou uma melhora sensível com a aplicação do cobre na alimentação de seus pacientes. A fruta contem ferro, que se encontra no fígado, ossos e medula óssea e manganês, que mantém os ossos fortes.
A bromelina é encontrada no fruto e no miolo do abacaxi, que se encontra a maior quantidade desta enzima, ou mesmo na parte central da fatia (parte dura), que muita gente retira na hora de saborear a fruta. A enzima bromelina age em nosso organismo, desempenhando três funções:
-Mucolítica, dissolvendo o muco ou catarro dos pulmões, favorecendo uma limpeza geral, como se fosse passada uma esponja, facilitando a expectoração, além de ajudar no trânsito intestinal.
-Antifralatória, ajudando a desobstruir a circulação, principalmente se houver edema, provocado por batida em algum acidente.
-Digestiva, sua principal virtude. Age no estômago, pois a bromelina é a enzima que desdobra as proteínas alimentares, facilitando o melhor aproveitamento dos nutrientes, favorecendo e acelerando a digestão pesada.

Não são apenas esses os efeitos benéficos desta fruta. Na terra do Tio Sam, o nosso abacaxi (hoje "naturalizado" americano) é indicado pelos médicos para as pessoas  que sofrem de doenças circulatórias, pois tem a ação de "quebrar" nas artérias as placas de fibrinas, que são as proteínas que formam a parte essencial dos coágulos sanguíneos. Como tem propriedades antiflamatórias, combate a artrite, que se caracteriza por inflamação ou dor nas juntas, joelhos cotovelos e dedos.
O suco de abacaxi é um excelente diurético, pois sua polpa é constituida de 93% de água e é laxante suave. E para quem sofre de tosses rebeldes.
Experimente bater num liquidificador:
2 fatias de abacaxi
2 colheres de sopa de mel
Tomar 2 colheres de chá a cada duas horas. Não há tosse que resista.
Para quem tem problemas de gota/ácido-úrico, comer 3 fatias de abacaxi de manhã, 3 à tarde e 3 a noite, durante 30 dias. Provavelmente você ficará livre desses males. O valor calórico em 100 g de abacaxi, é de 33 calorias.

Experimente também com salgados.

Fonte:"As incríveis 50 frutas com poderes medicinais" de Lelington Lobo Franco

Nenhum comentário: